A produção antecipada de prova viola o juízo arbitral?

Análise sobre um importante elemento de pacificação social

A produção antecipada de prova viola o juízo arbitral?

Análise sobre um importante elemento de pacificação social

Questões tributárias devem ser submetidas a árbitros

As demandas tributárias, desde que tomadas as cautelas quanto às restrições de forma e conteúdo, nos termos acima postos, podem, sim, ser submetidas a julgamento por juízes e tribunais privados.

Não há óbice normativo que impeça arbitragem em matéria tributária

Arbitragem é método de solução de controvérsias, alternativo e subsidiário, feito por juiz ou tribunal particular ou, na linguagem da Lei 9.307/96, por árbitro ou câmara arbitral, contratados e pagos especialmente para essa finalidade.

Questões tributárias devem ser submetidas a árbitros

Não há óbice normativo que impeça arbitragem em matéria tributária

Mediação é o caminho para modernizar solução de litígios

A previsão do antigo Código de Processo Civil em relação ao prazo de contestação apresentava um procedimento mais simplificado do que a presente legislação.

Mediação ambiental é eficaz para solução de conflitos

Vale salientar que a mediação ambiental diverge das outras espécies, pois não se limita à dissolução de um simples dano. O que se busca com essa classe é a proteção ao meio ambiente de forma dilatada e que envolva aspectos sociais, econômicos e culturais. Daí a necessidade de qualificação especializada do profissional mediador.

Mediação ambiental é eficaz para solução de conflitos

Mediação é o caminho para modernizar solução de litígios